domingo, 16 de setembro de 2012

Quando o assunto é LEITURA!

Resumo das páginas 53 a 64 dos PCN's de 1ª à 4ª séries a respeito da prática de leitura. Por Dolores Rosa de Oliveira

A  leitura é um processo ativo que o leitor realiza da construção do significado do texto. Esta ação não se realiza apenas com a decodificação do código linguístico. É um processo de antecipação, inferência, seleção e verificação; recursos esses que possibilitam ao leitor rapidez e proficiência. Formar um leitor competente supõe-se usar dessas estratégias e isso se obtém com uma prática de leitura constante. Cabe à escola trabalhar com a diversidade de textos, organizando uma boa biblioteca e um acervo de classe e com propostas pedagógicas adequadas aos diferentes gostos e faixa etária dos alunos. Formar leitores é algo que requer metodologia por parte dos professores e recursos materiais disponíveis, devido a heterogeneidade dos grupos. Esses momentos de leitura devem proporcionar prazer aos alunos e tornar-se algo rotineiro, envolvente, estabelecendo-se assim um hábito mesmo fora da escola. O papel do professor na aquisição e compromisso da leitura pelo aluno é de fundamental importância no que diz respeito às condições descritas como ferramentas de leitura e das propostas pedagógicas orientadas especificamente no sentido de formar leitores eficientes, conquistadores da autonomia e independência com uma visão maior da realidade do mundo que o cerca.
Dolores Rosa de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu olhar é importante para mim.
Volte sempre.
Obrigada.

um olhar de passagem

um olhar  de passagem

Encontro

Fique à vontade!
Neste espaço você será lido, ouvido, acolhido.
Envie-me suas impressões sobre a Literatura. Vamos compartilhar de sabores, saberes e criar laços, entrelaços...
Vamos dividir nossas dúvidas e somar novas idéias. É um prazer receber você.
Dolores Rosa de Oliveira