domingo, 3 de janeiro de 2010

Escritores da Liberdade

Sobre o filme: “Escritores da Liberdade” de Freedom Writers

Por: Dolores e Natália.(2008)

O filme “Escritores da Liberdade” de Freedom Writers enfatiza o papel da educação como mecanismo de transformações individuais e das relações entre as pessoas num determinado espaço. No filme, a professora Erin, que é designada para ensinar Língua Inglesa e Literatura em uma escola de ensino médio, se vê envolvida com alunos advindos de um contexto social problemático e violento. Fator que a princípio, poderia desanimá-la.
A escola em nada contribuía para mudar essa realidade, não investia neles, muito menos acreditava em alguma mudança. Porém, a professora se engaja numa missão de resgate das identidades dos estudantes, desafiando-os e até mesmo às imposições tradicionais do sistema educacional da escola.
Percebendo esses problemas, a professora Erin procura utilizar novos métodos de ensino, tomando determinadas atitudes para sensibilizar os alunos, indo de encontro com a realidade existencial e identitária dos mesmos e buscando meios de despertar-lhes o interesse, com jogos que tinham como objetivos trabalhar a auto-estima.
Ao diagnosticar os grandes problemas que envolviam os alunos, Erin entregou aos alunos um caderno para que de forma espontânea escrevessem sobre suas vidas, desde os conflitos internos até os problemas familiares e sociais. Para instigá-los a ler, ela busca referência no “Diário de Anne Frank”.
Ela percebe que é preciso mostrar aos alunos realidades bem piores a que eles estão convivendo, por exemplo, visitando o museu do holocausto, levando-os a refletir sobre as situações traumáticas causadas pelos nazistas, provocando a 2ª guerra mundial e o holocausto.
Aos poucos os alunos começam a trocar idéias e experiências, criando assim uma dependência mútua que vai perdurar pelos anos seguintes.
Assistindo o filme “Escritores da Liberdade” podemos perceber que o nosso sistema educacional deixa muito a desejar e, que para termos êxito nos atividades é necessário empenho e comprometimento com a educação, devemos dar a nossa contribuição, mesmo que seja pequena, mas que possa fazer a diferença. Pois este é o melhor caminho para mudar esta realidade tão drástica.

Um comentário:

  1. Este filme é mto bom...e suscita várias reflexões...vale a pena conferir mesmo...bjs amiga

    ResponderExcluir

Seu olhar é importante para mim.
Volte sempre.
Obrigada.

um olhar de passagem

um olhar  de passagem

Encontro

Fique à vontade!
Neste espaço você será lido, ouvido, acolhido.
Envie-me suas impressões sobre a Literatura. Vamos compartilhar de sabores, saberes e criar laços, entrelaços...
Vamos dividir nossas dúvidas e somar novas idéias. É um prazer receber você.
Dolores Rosa de Oliveira