Registro aqui um momento que foi importante na minha prática pedagógica: relatar uma parte do que foi desenvolvido pelas escolas municipais da cidade de Caculé, no que diz respeito a projetos voltados para sanar dificuldades encontradas no âmbito social e que interferem na vida estudantil e no futuro de nossas crianças e adolescentes. Na perspectiva de atender aos requisitos para a avaliação do Selo UNICEF e também de humanizar a educação em nossa cidade, estamos trabalhando para que Caculé seja cada vez melhor vista no mundo e principalmente seja valorizada pelos seus filhos.
A Educação para a Convivência com o Semiárido é uma proposta em sintonia com a indicações da Lei de Diretrizes e Bases, das Diretrizes Curriculares Nacionais, do Conselho Nacional de Educação e dos Parâmetros Curriculares publicados pelo Ministério da Educação. ela propõe que a educação seja compreendida no contexto da localidade onde está situada a escola. Ensina a mudar o lugar onde se vive e ali manter raízes e laços de família. Esse reconhecimento vai além da noção de campo apenas como rural e compreende suas necessidades culturais, direitos sociais e formação integral dos indivíduos.
Essas são apenas algumas das possibilidades de tornar a educação mais humanizada e o povo mais digno. Não é apenas a conquista do selo que nos impulsiona a planejar e a concretizar projetos, mas a vontade de fazer de Caculé um município cada vez mais atuante, com o compromisso de vencer as desigualdades sociais para que o nosso povo tenha respeito, dignidade e orgulho de ser caculeense.
Dolores.
A Educação para a Convivência com o Semiárido é uma proposta em sintonia com a indicações da Lei de Diretrizes e Bases, das Diretrizes Curriculares Nacionais, do Conselho Nacional de Educação e dos Parâmetros Curriculares publicados pelo Ministério da Educação. ela propõe que a educação seja compreendida no contexto da localidade onde está situada a escola. Ensina a mudar o lugar onde se vive e ali manter raízes e laços de família. Esse reconhecimento vai além da noção de campo apenas como rural e compreende suas necessidades culturais, direitos sociais e formação integral dos indivíduos.
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Apresentação "Convivência com o semiárido" junto com a adolescente Vanusa(14) |
Trabalhando o Trânsito na Escola - cidade sinalizada |
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Inauguração do Conjunto Habitacional beneficiando 200 famílias caculeenses |
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Visita à EMBASA - Escola Professor Vespasiano Filho - aprendendo a aproveitar melhor a água |
CEI Gente Nova -2010 |
vestidos de sacos de plástico |
Colégio Prof. Eleutério Tavares - Acrobacia - prática de exercícios para o corpo e a mente sã. |
aluna nota 10 Projeto Minha Sala é Nota 10 do Colégio Professor Eleutério Tavares |
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Cultura e identidade |
Dolores.
Amei seu blog Dolores,não sabia que tinha, por isso quero esse intercâmbio entre a gente, cada um saber as ideias do outro, discutir, argumentar, comentar. Lindo seu blog, parabéns.
ResponderExcluir"Entre erros e acertos, aprendemos que nunca saberemos tudo,pois é assim que a vida faz"
Beijos
Obrigada. Fiquei muito tempo sem atualizar, mas agora junto com vocês, terei mais motivação. Abraços.
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